Monday, June 27, 2011

Cientistas norte-americanos desenvolvem grão de areia mais eficaz na purificação da água

Uma espécie de grão de areia revestido a grafite desenvolvido por uma equipa de cientistas da Universidade de Rice, no Texas, poderá desempenhar um papel fundamental na limpeza de água contaminada dos países em desenvolvimento.

Uma equipa de investigadores liderada pelo cientista Pulickel Ajayan criou um grão de areia composto por uma camada de óxido de grafite que é mais sensível e permeável a determinados poluentes, o que se traduz numa melhor eficácia na filtração da água.

Trata-se de uma evolução tecnológica alcançada por investigadores norte-americanos que, pelo seu baixo custo de produção, poderá representar uma nova esperança nos países subdesenvolvidos.

De acordo com o cientista que coordenou a investigação, o material que resultará da fusão da areia com este composto de grafite é várias vezes mais eficiente na remoção e absorção dos contaminadores orgânicos e metálicos.

O estudo, publicado na revista da Sociedade Americana de Química, partiu da análise da água purificada por grãos de areia revestidos a grafite com a água filtrada pelo processo normal, apenas areia, concluindo uma maior redução de poluentes na água filtrada pelo método inovador.

O acesso a água potável e ao saneamento básico é limitado em muitas regiões do planeta e esta nova invenção pode renovar esperanças.
Fonte: Sapo/@Nuno de Noronha

No comments:

Post a Comment