Sunday, June 26, 2011

Dicas: Poupe com "menos no prato"

A ideia é tão simples quanto diminuir a quantidade de carne que vem num bitoque de restaurante e substituir as batatas fritas por arroz. Com duas vantagens. «Maior equilíbrio nutricional e menor desperdício de comida», defende Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN).

Três restaurantes da região do Porto já aderiram ao Dose Certa, que pretende incluir nas ementas refeições mais reduzidas e nutricionalmente saudáveis, suficientes para alimentar um adulto.

Criado pela Lipor, gestora de resíduos urbanos, em parceria com a APN, o projecto-piloto teve início em 2008 com um só restaurante, em Espinho.

Nas primeiras monitorizações feitas aos pratos, verificou-se que 58,8% dos restos deitados fora eram «essencialmente arroz e batatas», segundo dados da Lipor. Depois, vinham as proteínas da carne, com 29,4%, e os hortícolas – 11,8%. As percentagens correspondiam a cerca de 174 gramas de comida no caixote por pessoa, «mas após a introdução do Menu Dose Certa o desperdício passou a 40 gramas». Isto porque cerca de 69% dos clientes do restaurante Cristal, em Espinho, passaram a escolher o prato mais saudável.

Para a nutricionista Alexandra Bento, esta é também uma oportunidade de «apelar à gastronomia tradicional portuguesa», redesenhando as quantidades dos pratos, mesmo das feijoadas. «Qualquer menu pode ser aperfeiçoado».

Fonte: Sol

No comments:

Post a Comment